"Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão"
Galatas 2.21
Religiões X Cristianismo
Religião: Sistema de crenças elaboradas pelo homem
Cristianismo: Aquilo que Deus revelou a humanidade
Como chegar ao Céu, Nirvana, Paraíso, Valhalla, Morada de Deus ou seja lá o que as pessoas crêem sobre vida após a morte?
Acho que é aí que o bicho pega! Adiferença principal entre os dois: aquilo que ensinam a respeito de Salvação!
O que o ser humano tem que realizar X o que Deus já consumou
Fazer X Feito
Há coisas que devemos fazer X Não há nada que possamos fazer, pois, tudo já foi feito
Há série de denominações e cultos “cristãos” que colocam as obras como sendo necessárias para a salvação. Os Testemunhas de Jeová, os Mórmons, os Adventistas do Sétimo Dia, os membros da Igreja de Cristo, os Católicos Romanos, os membros das igrejas Ortodoxas, muitos Luteranos, e várias outras denominações evangélicas. Todo mundo inclui algo que precisa ser realizado ou que é necessário para a salvação, seja o batismo de crianças, os sacramentos, ou participar de uma determinada organização.
Todos os sistemas de crenças que falei, e também muitos outros, tem em fazer ou não fazer determinadas coisas para alcançar o “céu”. Todos são baseados nas realizações humanas. Mas, e o Cristianismo Bíblico? É diferente? Como?
Meu pastor mata a pau esse tema!
Meu pastor mata a pau esse tema!
Efésios 2.8-9 deixa claro: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”.
Isso é bem direto. Nossa salvação não tem nada a ver com nossas realizações.
O versículo 8 nos diz que é pela graça que somos salvos. A graça é um favor IMERECIDO. Se qualquer mérito estiver envolvido, não pode ser graça. A graça é um presente de Deus. Portanto, se for pela graça, não pode ser pelas obras. Isso parece bastante obóvio que nem diz o Arthur. Alguém trabalha duramente por um mês e seu patrão chega até ele, com seu cheque de pagamento na mão, e diz: “Muito bem, Samuka, aqui está o seu presente!” Não! O Samika trabalhou por aquilo que está sendo pago. Não há nenhum presente envolvido.
... Tamo ferrado!
Mas o mais incrivel acontece!
“Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna” (Tito 3.4).
Mas...
O que impede uma pessoa de ir para o céu ou de desfrutar da vida eterna com Deus não é o pecado?
“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3.23); “Porque o salário do pecado é a morte” (Romanos 6.23); “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus” (Isaías 59.2); “A alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18.20); “E o pecado, uma vez consumado, gera a morte” (Tiago 1.15).
Como então afirmar que não devemos ter obras???
Tchanran!
GRAÇA!
Em Gênesis 2, Deus explica a Adão as conseqüências da desobediência a Ele. Adão foi orientado a não comer de um determinado fruto no Jardim do Éden. Esse foi um mandamento relacionado com a obediência e o amor, e não que Deus estivesse retendo algo de Adão, como sugeriu a Serpente, insinuando que Deus queria o que o fruto poderia dar somente pra Ele. Jesus disse: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra”, ou seja, guardará os Seus ensinamentos (João 14.23). Nosso amor por Deus é demonstrado por nossa OBEDIÊNCIA.
Adão e Eva não morreram na hora, mas a morte começou naquele momento para eles, dia após dia morriam um pokinho, e nós tbm! ( des%ffs44df@c). Entretanto, seu relacionamento espiritual com Deus mudou imediatamente e para sempre. O julgamento de Deus pelo pecado é eterno: separação de Deus para sempre. É uma penalidade infinita. E Deus, que é perfeito em todos os Seus atributos, inclusive em justiça, tinha que efetuar a punição. Deus não podia permitir que eles saíssem em segredo e simplesmente tivessem uma nova oportunidade, por tras dos panos entende?. Isso teria significado que Ele não era perfeitamente fiel à Sua Palavra. A penalidade tinha que ser paga.
Então, o que Adão e Eva poderiam fazer? Nada, exceto morrer física e espiritualmente, que é ficar separado de Deus para sempre. E, o que o restante da humanidade pode fazer, visto que todos pecaram? Nada. Bem, alguém pode perguntar: E o que acontece se nós fizermos todo tipo de boas obras que possam suplantar nossos pecados, ou se formos sempre à igreja, ou se formos batizados, fizermos obras religiosas, e assim por diante? Nenhuma dessas coisas pode nos ajudar. Por quê? Porque elas não pagam a penalidade. Então, o que podemos fazer? Não há nada que possamos fazer, exceto pagarmos nós mesmos a penalidade, sendo separados de Deus para sempre!
Nossa situação seria absolutamente sem esperanças; entretanto, Deus possui alguns outros atributos além de ser perfeitamente justo. Ele também é perfeito em AMOOOOOR e em misericórdia! “Porque Deus amou o mundo de tal maneira” que enviou Seu Filho unigênito para pagar a penalidade em nosso lugar
(João 3.16).
Quando aquele feito divino terminou, Jesus clamou, “Está consumado!” (João 19.30), significando que a penalidade havia sido paga totalmente. Foi uma realização divina porque era algo que apenas Deus poderia fazer! Deus tornou-Se homem e morreu fisicamente porque a morte física fazia parte da penalidade. Todavia, como Deus-Homem, Ele pôde experimentar completamente a penalidade que cada pecador experimentaria, a saber, ser espiritualmente separado de Deus para sempre.
A justiça de Deus exige pagamento. Ou pagamos a penalidade nós mesmos, ou nos voltamos para Jesus pela fé e recebemos os benefícios de Sua expiação sacrificial. Romanos 6.23? “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. A Bíblia não poderia ser mais clara em afirmar que a salvação é exclusivamente “o dom gratuito de Deus”, e que apenas podemos apropriar-nos desse presente por meio da fé.
“Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos” (Tiago 2.10)
me empolguei escrevendo...
Pra finalizar acredito que a Salvação pode ser comparada a uma raíz,
Quando vc é salvo, iniciasse um processo de crescimento dessa raíz dentro de vc!
Aquele que é salvo, obedece por que nele existe obediencia
Ama, porque existe amor brotando em seu coração
Consequentemente dá frutos!
Comentem!!!!!!